No início de Dezembro, Sarah Chofakian participou da conferência BoF Voices 2022: encontro anual em que big-thinkers do mundo de business em geral se encontram para discutirem assuntos relevantes e atuais. Para conhecer um pouco do evento, leia aqui o Sarah Talks. Este evento tem inspirado profundamente a diretora criativa nos últimos anos, o que indiretamente anima a sua equipe também. 

Imran Chaudhri foi uma das pessoas incríveis que ela conheceu. Nascido em 1973, é designer britânico-americano que criou interfaces de usuários e designs de interação para o iPhone. Enquanto estava na Apple, de 1995 a 2017,  foi designer de produtos como Mac, iPod, iPhone, iPad, Apple TV, Apple Watch, AirPods e HomePod. Além de extremamente criativo, é um visionário na área de tecnologia. Hoje, Chaudhri, depois de trabalhar todos esses anos diretamente com Steve Jobs, resolveu decolar com sua própria e inovadora empresa Humane, na qual estão construindo a primeira plataforma de hardware e software de inteligência artificial.

Outra pessoa que a Sarah teve a honra de conhecer foi Malala Yousafzai, uma ativista paquistanesa que foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos. Ela defende os direitos humanos das mulheres e do acesso à educação no mundo todo. Na sua região natal do vale do Swat, no nordeste do Paquistão, os talibãs locais impedem que as meninas frequentem escolas, e foi aí que sua indignação se despertou. Ela tem uma fantástica história e é respeitada mundialmente; já visitou o Brasil e ajuda algumas escolas por aqui também. 

O Tokyo Toilet Project também foi algo com que a Sarah ficou encantada. Koji Yanai é diretor executivo sênior do Fast Retailing Group, cargo que ocupa desde 2020. Supervisiona as comunicações de sustentabilidade do grupo, bem como o marketing global da UNIQLO. Fundou o projeto em 2018, baseado em um dos símbolos da cultura de hospitalidade do Japão - os toaletes. Nesse projeto, os banheiros públicos foram redesenhados em 17 locais em Shibuya com a ajuda de 16 arquitetos importantes escolhidos a dedo pelo mundo. Sarah teve o prazer de conhecer esse grande nome, e entender a inteligência do Tokyo Toilet Project.

Nessa mesma viagem, também foi ao Victoria and Albert Museum, onde Sarah visitou a exposição “Hallyu! The Korean Wave”. Essa é a primeira exposição desse tipo a mostrar a colorida e dinâmica cultura popular da Coreia do Sul. Ganhando destaque no final dos anos 1990, as primeiras marés da 'onda coreana', se espalharam pela Ásia antes de se tornar um fenômeno mundial que desafia as correntes da cultura pop global de hoje. A exposição explora os ingredientes dessa onda e seu impacto nas indústrias criativas de cinema, drama, música, fandom, beleza e moda.

Uma palestra que também discutiu o impacto e história dessa “K-Culture” foi a de Yana Peel (chefe global de artes e cultura da Chanel), Dra. Sophie Pinkham (pesquisadora acadêmica e autora, especializada em cultura, história e política russa e ucraniana) e Irene Kim (modelo, influenciadora e fundadora de sua marca IRENEISGOOD). Falaram de música, tecnologia, dança, internet e o futuro dessa cultura.

Para saber mais sobre o evento do The Business of Fashion, Voices 2022, entre no site deles para acessar livros e vídeos.

Fontes: Wikipédia, ImranChaudhri.com, Gagosian Quarterly, TokyoToilet.jp/en, New Exhibitions.