Sobre Sarah Chofakian

Sarah Chofakian é uma estilista brasileira, que cria sapatos e acessórios femininos em couro, feitos à mão. Como designer autodidata e fascinada pela arte de criar sapatos, Sarah resolveu abrir um negócio próprio lançando a marca que leva o seu nome em 1997, com a abertura da sua primeira loja na Alameda Lorena. Psicanalista por formação, Sarah se especializou pela Biblioteca Freudiana Brasileira e chegou a atuar na área por cinco anos.

Com raízes armênias e 3ª geração na tradição de comércio, Sarah sempre teve olhar atento para os negócios, mas nunca deixou de lado o gosto pela arte, característica herdada de sua mãe, na época artista plástica; e que se revela em criações autorais e inusitadas.

Com a proposta de explorar as inúmeras possibilidades da arte da sapataria, e inspirada pelo fascínio e atitude que cada sapato reflete na mulher, Sarah transformou o ofício em paixão. Hoje, com 20 anos de trajetória e quatro endereços próprios em São Paulo, comanda pessoalmente a criação de 200 modelos ao ano, em um processo artesanal, onde pequenos e preciosos detalhes fazem toda a diferença.

“Meu principal objetivo dentro da moda de luxo é criar sapatos autênticos, para a mulher contemporânea que vive num mundo rápido e precisa de conforto, utilidade, leveza, praticidade e estilo. Um sapato criado com todos os cuidados de um produto artesanal, feito com paixão”. - Sarah Chofakian

Cada sapato Sarah Chofakian é uma peça única, feita artesanalmente utilizando o mínimo de maquinário e privilegiando o trabalho feito à mão.

Ao longo dos 20 anos de trajetória, Sarah, fundadora e diretora criativa, desenvolveu uma técnica de criação autoral, partindo do desenvolvimento das formas exclusivas, que garantem conforto e a estética que se tornou seu DNA.

A partir das formas, os desenhos se tornam realidade – sobre elas os sapatos são moldados e esculpidos etapa por etapa, até a prova final, onde Sarah veste pessoalmente cada um dos modelos – A produção é feita por sapateiros locais que cresceram junto com a marca, e hoje, na segunda geração de artesãos, desenvolvem os produtos Sarah Chofakian com exclusividade.

Respeitando uma técnica centenária, os cortes são feitos manualmente e instrumentos específicos foram personalizados para atender as novas demandas.

O resultado desse processo, são sapatos exclusivos, e coleções que seguem um padrão de excelência e cuidado em todo processo, desde a criação das coleções até a nova etapa de suas jornadas, nos pés das clientes que reconhecem cada sapato Sarah Chofakian como uma obra de arte.

1997 – Abertura da 1° loja da marca, Al. Lorena – Jardins

Os desenhos, cores e design dos sapatos causaram frisson no mercado. As clientes brasileiras só viam tanta qualidade nos produtos importados e de marcas que são referência internacional. Com a chegada de Sarah Chofakian elas encontraram um produto premium, que une raízes nacionais com as melhores matérias-primas disponíveis

2000 – Sarah é convidada a desenvolver coleção em parceria com Stephane Kélian

(Paris)

2001 – Primeira venda em atacado (showroom Galpão 8)

2003 – Criação do modelo Chamonix,

um dos clássicos da marca

2004 – Criação do modelo Sarah, com a coleção Sarah Jessica Parker e abertura das lojas do Shopping Iguatemi e Shopping Pátio Higienópolis.

Homenagem da UGAB (União Geral Armênia de Beneficência) pela excelência na moda brasileira

2005 – Criação das bolsinhas divertidas Coruja e Joaninha.

Participação na feira Who's Next Porte de Versailles, em Paris

2006/2007 – Ano em que Gisele Bündchen usou uma sandália Sarah Chofakian

2007 – Primeira participação na feira internacional Micam, em Milão.

Participação da marca na feira Première Classe Jardin des Tuileries, em Paris

2008 – Criação modelo Audrey.

Primeira exportação.

2009 – Martin Scorsese, o primeiro sapato com sola de borracha da marca,

rendeu uma aparição Vogue Accessories Italiana. Primeira venda para a Ásia, na Harvey Nichols em Hong Kong

2010 – Aparição Marie Claire Francesa,

com o lançamento da primeira coleção Abstrato, que também ganhou a premiação da Câmara do Comércio Brasil-França

2011 – Primeira Campanha da marca: Coleção Desejo

2012 – Lançamento da loja online Sarah Chofakian. Comemoração 15 anos da marca.

Abertura da loja no shopping JK em parceria com os irmãos Campana

2013 – Primeira venda para os Estados Unidos,

com modelos Sarah Chofakian desenvolvidos exclusivamente para a Antropologie

2014 – Lançamento coleção Repetto por Sarah Chofakian,

onde Sarah desenvolveu um modelo especial para ser vendido nas lojas Repetto internacionalmente.

2015 – Criação da marca Studio Chofakian.

2015 – Lançamento da coleção Sarah Chofakian para C&A,

recorde de vendas em uma semana.

2015 – Convite da Disney para criação do sapato da Cinderela.

2015 – Parceria com Reinaldo Lourenço no SPFW. Segunda parceria de sucesso com a Repetto.

2017 – Celebração dos 20 anos da marca

2018 – Lançamento do primeiro perfume Sarah Chofakian.

2018 - CRIAÇÃO DO SARAH CHOFAKIAN ARTLAB

Novo laboratório criativo é inaugurado na R. Lisboa, em Pinheiros.

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2006/2007
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