A SP-Arte é considerada o maior evento de arte do Brasil e a maior feira de design da América Latina. Fundada em 2005, a feira reúne galerias, editoras, revistas, museus e instituições de todo o mundo, apresentando mais de 5 mil obras e 2 mil artistas. Realizada no histórico Pavilhão da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer, a SP-Arte voltou em 2022 ao formato presencial após um hiato devido à pandemia. Durante a 19ª edição, realizada de 29 de março a 2 de abril, colecionadores, profissionais e amantes da arte puderam desfrutar de uma grande variedade de obras de arte e networking influente.

A fundadora Fernanda Feitosa afirma que a feira deste ano marca a total recuperação do mercado de arte. No primeiro andar, a Pinakotheke, galeria carioca que inaugurou um espaço no Morumbi no ano passado, exibiu quadros de importantes nomes brasileiros, como Di Cavalcante, Alfredo Volpi e Cícero Dias. Outro destaque foi a Gomide&Co, responsável pela exposição de inauguração da Casa SP-Arte, um espaço permanente da feira. A galeria apresentou um conjunto de obras feitas com materiais da terra, especialmente cerâmicas, de artistas como Adriana Varejão, Lenora de Barros, Francisco Brennand e Maria Lira Marques.

A Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, fundada em 2001 e estabelecida como uma das principais galerias de arte contemporânea do mundo, também esteve presente com obras incríveis. Com programação de aproximadamente 15 exposições por ano em seus espaços em São Paulo e no Rio de Janeiro, a galeria representa 44 artistas e se dedica a nutrir relacionamentos duradouros com seus artistas representados, além de investir em colaborações com outras galerias e instituições em projetos independentes e híbridos.

Outra novidade deste ano foi o showcase, uma exposição com obras selecionadas de 13 estandes presentes na feira. Com curadoria de Carollina Lauriano, a exposição intitulada "Recuperar paraísos: não precisar do fim para chegar" reúne trabalhos de artistas brasileiros que refletem sobre a relação entre os movimentos sociais anti racistas e as discussões ambientais e ecológicas. Alguns dos artistas participantes são Rubem Valentim, Panmela Castro e Aislan Pankararu.

Para conhecer mais sobre a SP-Arte, acesse o site oficial do evento e fique de olho nas próximas edições!