A técnica de tressê, palavra que é diretamente traduzida para “trançado” em francês, é um procedimento que faz com que tiras de determinado material fiquem trançadas e em alto relevo. Essa técnica pode ser aplicada em diversos materiais: fibras naturais, tecidos e, mais popularmente, couros. Esse procedimento existe há diversos anos e ele sempre foi uma característica marcante dos sapatos Sarah Chofakian, onde valorizamos o trabalho manual e artesanal.
 
O tressê começou no mundo de design de interiores, com cadeiras trançadas em palha, e isso foi evoluindo até que a tendência chegou no mundo da moda. Ultimamente, a tendência tem crescido cada vez mais, pois os consumidores estão valorizando muito as peças feitas à mão e com um visual mais rústico. Existem diversos estilos e tipos de tressê, e na Sarah Chofakian você encontra diversos deles.
 
Como essa técnica demanda muito tempo, dedicação e atenção aos detalhes, trabalhamos com trançadeiras que fazem, no máximo, um a dois tressês por dia. Desta maneira, valorizamos o tempo, talento e trabalho de cada uma delas, cultivando uma boa relação entre marca e artesão. A Sarah, fundadora da marca, foi até o Sul para buscar pessoalmente essas artesãs, e retomou a fábrica delas, que tinha sido fechada.
 
Primeiramente, o corte das tiras é feito manualmente em placas com um estilete. Depois, uma a uma, essas tiras passam por uma máquina que as corta e por uma máquina de chanfrar, garantindo que cada uma saia com 4 milímetros. Após as tiras estão prontas, as tranças começam.
 
A média de tempo que uma trançadeira leva para fazer um produto depende de quanto tempo ela se dispõe a ficar trançando. Alguns modelos, como as botas, levam um dia para que o par seja feito. Outros modelos mais objetivos podem ser feitos em menos de um dia (aproximadamente 3 ou 4 pares por dia.) Para que um padrão seja seguido, o modelista tira o primeiro modelo, e após a artesã termina de fazê-lo, ele é aprovado e a escala é tirada (da numeração 34 à 40); assim os gabaritos são gerados.
 
Você já conhecia o tressê e todo o trabalho que vai por trás dessas peças? Conheça mais no nosso site e Instagram! Sugestões: Bota Teca, Sacola Tressê, Sapatilha Mykonos.